Condições nas quais os efeitos anti-inflamatórios e imunossupressores dos corticosteroides são desejados, especialmente para tratamento intensivo durante períodos mais curtos.
Por injeção intravenosa ou intramuscular, quando não seja viável a terapia oral:
O Fosfato Dissódico de Dexametasona possui atividade predominantemente glicocorticoide, com baixa atividade mineralocorticoide. Por isso, não constitui terapia completa de substituição e seu uso deve ser suplementado com sal e/ou desoxicorticosterona.
Quando assim suplementado, o Fosfato Dissódico de Dexametasona é indicado na deficiência de toda atividade adrenocortical, como na doença de Addison ou após adrenalectomia bilateral, que requer substituição da atividade glicocorticoide e mineralocorticoide.
Na insuficiência adrenocortical relativa, que pode ocorrer após a cessação da terapia prolongada com doses supressivas de hormônios adrenocorticais, a secreção mineralocorticoide pode estar inalterada. A substituição por hormônio que atue predominantemente como glicocorticoide pode ser suficiente para restabelecer a função adrenocortical. Quando é imperativo instituir-se imediata proteção, o Fosfato Dissódico de Dexametasona pode ser eficaz dentro de minutos após a aplicação e constituir medida capaz de salvar a vida.
A BV Saúde tem como objetivo oferecer produtos de saúde a população e atendimento de qualidade para seus clientes. Trabalhamos com produtos e equipamentos hospitalares, de enfermagem, odontológicos e medicamentos.